1º ano

Introdução aos Estudos Geográficos Aula: 01


ALUNO: _____________________________________________________________________Prof. Cristiano Freitas



Por que o nome Geografia? Foram os Gregos, (entre eles Heródoto que ficou conhecido como pai da Geografia e História) que por volta do século V a.C, preocuparam-se em organizar, sistematizar as informações a respeito do planeta, chamando tais conhecimento de Geografia.

Significado Etimológico da palavra Geografia: etimologicamente, a palavra Geografia quer dizer GEO = Terra, GRAFIA = Escrita, Marca, Descrição. No entanto, a Geografia não é, e não pode ser, apenas uma descrição da Terra, como sugere a palavra. Ela é hoje um instrumento importante e indispensável para que o homem conheça bem o seu mundo e, assim, se posicione de forma inteligente no planeta.

Geografia e a sua função na sociedade contemporâneas causas e

1. É a ciência que tem a função de levar o homem a uma reflexão profunda sobre o mundo e as transformações das sociedades locais e globais.

2. É a ciência que estuda a distribuição dos fenômenos físicos, biológicos e humanos pela superfície terrestre, as causas e as relações desses fenômenos.

3. É a ciência que estuda as relações existentes entre o homem e o meio, ou seja, todas as interações que ocorrem entre o homem (sociedade) e o quadro natural que o cerca.

Significado etimológico dos termos Técnica e Tecnologia
Técnica: é uma forma de inventar um método ou um objeto que facilite algum trabalho, que sirva para controlar de alguma maneira as forças da natureza. Técnica é, assim, uma forma, maneira ou habilidade que implica em uma demonstração de inteligência humana.

Tecnologia: é, toda aplicação da ciência moderna, é todo produto científico (seja uma idéia, seja algo material) que tem uma serventia prática para humanidade. Tecnologia é, portanto, uma técnica avançada, resultante da aplicação do conhecimento científico, da ciência moderna que nasceu ou se consolidou nos séculos XVII e XVIII e prossegue até os nossos dias.

Conceitos de Paisagem e Espaço Geográfico
Paisagem Natural: corresponde aquele espaço (área) no qual não sofreu interação do homem, ou seja, a sociedade, o ser humano não transformou (materializando o espaço), colocando seu sonho em pratica.

Paisagem Artificial: corresponde aquele espaço que já incorporou o resultado das ações e das relações sociais.

Espaço Geográfico: é o que se apresenta como um conjunto indissolúvel, resultado, portanto, uma série de ações e relações naturais e sociais.

Divisão da Geografia, embora o mundo precise ser entendido como um todo, e seja fundamental perceber a interação das diversas partes, para fins didáticos, costuma-se dividir a Geografia em duas áreas:

Geografia Humana, reflete, analisa e identifica o espaço construído/materializado pela ação humana.

v Geografia Agrária
v Geografia dos Serviços
v Geografia Urbana
v Geografia das Indústrias
v Geografia da População

ü Geografia Agrária: estuda e identifica a distribuição, organização das terras e toda a produção ligada ao campo.
ü Geografia dos Serviços: procura compreender sobre a formação, crescimento, organização das atividades econômicas e dos serviços.
ü Geografia Urbana: procura refletir sobre a formação, crescimento e organização das cidades e sua relação com o meio ambiente.
ü Geografia da Indústria: analisa a distribuição e organização das indústrias e sua relação com meio social.
ü Geografia da População: identifica e reflete todo mecanismo populacional, ou seja, crescimento, distribuição, imigração, etc.

Geografia Física, estuda e reflete o espaço construído pela natureza, esse espaço independe da ação humana.

v Climatologia
v Geomorfologia
v Hidrografia
v Biogeografia

ü Climatologia: estuda e identifica os diferentes tipos de clima no globo terrestre e a sua relação com o quadro natural e humano.

ü Geomorfologia: analisa e identifica as várias formas do relevo terrestre. Esse estudo leva em consideração a atuação de duas forças: as endógenas e exógenas.

ü Hidrografia: estuda a formação e distribuição dos diferentes cursos de massas líquidas (águas) continentais e oceânicas.

ü Biogeografia: analisa e reflete a distribuição dos animais (zoogeografia)
vegetais (fitogeografia).

Geografia e Século XIX: as diferentes concepções de espaço: tentando explicar o relacionamento do ser humano com o meio ambiente, os cientistas desenvolveram importantes e diferentes concepções, por meio das quais é possível perceber a evolução da Geografia.

Escolas Geográficas: a geografia teve ao longo de sua evolução diversos pensadores que deram origem a Escolas de pensamentos, como as Escolas Francesa, Alemã, Inglesa e Norte-Americana. De acordo com o Milton Santos, as diversas formas de pensar o Espaço Geográfico foram elaboradas por essas Escolas, tanto que elas serviam de base ideológica e política para expansões territoriais ou econômicas.

Geografia Tradicional: foi influenciada pelo positivismo de Augusto Comte (1798-1857). Esse conceito filosófico afirmava: Que a ciência deve deixar de especular sobre a origem dos fenômenos e passar a observar e comparar os diversos fatos, estabelecendo leis. Para a Geografia Tradicional, o ser humano é apenas um elemento da paisagem e as relações são pouco valorizadas.

Escola Determinista (Alemã): recebendo forte influência do Positivismo e da Teoria Evolucionista desenvolveu-se na Alemanha, com Friedrich Ratzel (1844 – 1904). Em sua obra “Antropogeografia”, defendeu a concepção de que o homem recebia uma total influência do meio natural, sendo um Ser Passivo diante a natureza. Para Frederico e seu seguidores o meio natural determinava as formas de ocupação do espaço, pois, o homem era submisso ao meio ambiente, não tendo, portanto, condições de modificá-lo.

Escola Possibilista (Francesa): surge como uma corrente de oposição ao pensamento Determinista, onde teve grandes e importantes seguidores: Paul Vidal de La Blache, Jean Brunhes e Pierre George. Embora admita alguma influência do meio sobre o homem, essa corrente de pensamento afirma que, como ser racional, o homem é um Ser Ativo, portanto tem condições de modificar o meio natural para adaptá-lo as suas necessidades.

Geografia Crítica ou Marxista: essa corrente de pensamento surge com uma visão mais crítica e mais comprometida com mudanças e propostas de transformações sociais. Essa corrente de pensamento passaram a propor uma geografia mais atuante, que pudesse oferecer instrumentos para a compreensão e a intervenção na realidade social.

O centro das preocupações passou a ser a analise e a crítica das relações entre a sociedade, o trabalho e a natureza na apropriação dos recursos e na produção de espaços desiguais.

Princípios Metodológicos da Geografia: na tentativa de compreender e explicar o espaço com suas diferentes áreas de atuação a geografia utiliza como ferramenta os princípios geográficos.

v Princípio da Extensão, enunciado por Frederico Ratzel, segundo o qual o geógrafo, ao estudar um dos fatores geográficos ou uma área, deveria, inicialmente, procurar localizá-la e estabelecer os seus limites, usando os mapas disponíveis e o conhecimento direto da área.

v Princípio da Analogia, enunciado por Karl Ritter, segundo o qual, delimita e observa uma área em estudo, deveria ser a mesma comparada com o que se observa em outras áreas, estabelecendo as semelhanças e as diferenças existentes.
v Princípio da Casualidade, enunciados por Alexandre Humboldt, segundo o qual, observados os fatos, se deverá procurar as causas que o determinaram, estabelecendo relações de causa e efeito.
v Princípio Conexidade, enunciado por Jean Brunhes, onde ele chamava a atenção na elaboração das paisagens, nenhum dos fatores físicos ou humanos age isoladamente, a ação é sempre feita de forma integrada com outros fatores.
v Princípio Atividade, também enunciado por Jean Brunhes, no qual o mestre francês assinala o caráter dinâmico do fato geográfico, uma vez que o espaço está em perpétua reorganização, em constante transformação, graças à ação interrupta dos vários fatores.
A Geografia e seus diferentes conceitos
v Paisagem, nela encontra-se registrada a história dos indivíduos e dos grupos, a cultura, as diferentes formas de produção, além das características naturais, como o relevo, a distribuição hidrográfica e até as marcas do clima.

v Espaço, é um conjunto indissolúvel, resultado de fenômenos naturais e ações humanas, portanto, implica uma série de relações naturais e sociais.

v Lugar, é a porção ou parte do espaço onde vivemos, é o palco de existência real. É nele que ocorre o nosso cotidiano, que vivenciamos nossas experiências.

v Território, base natural ou física sobre a qual o Estado é soberano, é definido por suas fronteiras com outros estados, formados ao longo do processo histórico.

v Estado, agrupamento de pessoas organizadas politicamente em torno de um poder soberano, representado por governantes. É um país politicamente organizado, com território, povo e governo.

v Pátria, relação íntima ou emocional das pessoas com o território em que vivem.

v Povo, grupo de pessoas que vivem em território determinado, com hábitos, tradição, governo e leis próprias. O conceito de povo, assim entendido, pode ser considerado sinônimo de país.

v Nação, conjunto de pessoas com língua e tradições comuns.

Georevisão: Na Previsão dos Vestibulares
01. (UFPE) "A Geografia: isso serve em primeiro lugar para fazer a guerra." Esse é o nome de um famoso livro do geógrafo francês Yves Lacoste. Com base nessa informação, podemos afirmar que:

(A) A Geografia é um conhecimento que tem serventia apenas para fazer a guerra.
(B) As novas tecnologias como as imagens de satélite e a informatização da Geografia dispensam o conhecimento do espaço geográfico e pode-se fazer guerra à distância.
(C) A Guerra do Golfo reafirma que não há necessidade de um raciocínio geográfico para as estratégias ligadas às práticas bélicas e militares.
(D) A elaboração de estratégias de guerras implica uma análise e um raciocínio sobre o conhecimento geográfico das condições naturais, econômicas e da ocupação humana de um certo espaço.
(E) Quem faz a guerra não precisa recorrer ao saber geográfico, pois são conteúdos disparatados e fragmentados sobre o relevo, clima, vegetação, rios, população etc.

02. (C. Freitas), Em relação à Ciência Geográfica, é incorreto afirmar:
(A) Um dos princípios da Geografia atual continua sendo o Determinismo defendido por Ratzel.
(B) Não se limita apenas à descrição das paisagens; busca entender o "como" e o "por que" da organização das mesmas.
(C) As chamadas "Escola Determinista" e "Escola Possibilista" referem-se a duas correntes de pensamento geográfico desenvolvidas na Alemanha e na França, respectivamente.
(D) Existem dois grandes ramos de conhecimento: Geografia Física (analisa aspectos do quadro natural) e Geografia Humana (analisa o espaço construído pelo Homem na superfície da Terra).
(E) A institucionalidade da geografia verificou-se a partir do século XIX, ou seja, a geografia como as demais disciplinas (história, filosofia, sociologia) se tornaram uma ciência autônoma.

03. Estudar geograficamente o mundo é essencialmente:
(A) Verificar as diferenciações de áreas, a partir da relação do homem com a natureza.
(B) Mapear e localizar as regiões, países e cidades.
(C) Investigar a dinâmica social que esta por trás das paisagens ou formas espaciais.
(D) Estudar as condições naturais, especialmente o clima, que determina o comportamento do homem, interferindo na sua capacidade de progredir.

04. Os elementos constituídos do espaço, onde os homens formam seu meio ambiente. Esses elementos são produzidos:
(A) Somente pela natureza
(B) Pela natureza e pelos homens
(C) Somente pelo homem
(D) Pela natureza e pelos animais

05. A geografia pode ser considerada como sendo o estudo:
(A) Das diversas formas de relevo existentes na superfície do globo, sem levar em conta a ação do homem sobre elas.
(B) Dos aspectos físicos, biológicos e humanos, relacionados entre si.
(C) Da influência reciproca homem-natureza, proposta pela Escola Determinista.
(D) Apenas os aspectos físicos existentes na superfície da Terra.
(E) As alternativas B e C se completam.

06. Assinale a alternativa correta:
(A) A Geografia Física se ocupa da paisagem constituída pela natureza, tendo como base os estudos da Geografia Agrária.
(B) A Geografia humana estuda a paisagem modelada pela ação do homem.
(C) A Geografia humana estuda a paisagem modelada pela ação do homem com bases na Geofísica.
(D) A Geografia da população e a Geografia Climatológica são os ramos mais importantes da Geografia Humana.
(E) A Oceanografia tem como base o estudo da Hidrosfera.


07. Assinale a alternativa incorreta:
(A) A possibilidade agrícola de uma área desértica do uso da irrigação é um exemplo do Possibilismo Geográfico.
(B) O homem é um elemento passivo diante dos fatos da natureza, é um exemplo do Possibilismo Geográfico.
(C) A climatologia estuda os fenômenos meteorológicos de um determinado lugar.
(D) A biogeografia estuda a distribuição dos seres vivos do planeta.
(E) A demografia é a parte da geografia humana que estuda os mecanismos populacionais.

08. Numa alusão aos princípios metodológicos da Geografia, podemos afirmar que o princípio, o qual nos mostra a localização e delimitação de fato geográfico, é o:

(A) Conexidade
(B) Causalidade
(C) Extensão
(D) Analogia
(E) Atividade

09. Levando-se em consideração o caráter cientifico da ciência geográfica, pode-se afirmar que o princípio da geografia que explica os motivos das ocorrências do fato ou fatos observados, recebe a dominação de:

(A) Conexidade
(B) Causalidade
(C) Extensão
(D) Analogia
(E) Atividade

10. Numa alusão aos princípios metodológicos da geografia, podemos afirmar que o princípio, o qual nos mostra o caráter dinâmico da paisagem, é o:
(A) Conexidade
(B) Causalidade
(C) Extensão
(D) Analogia
(E) Atividade

11. A ciência geográfica se baseia em cinco princípios fundamentais, identifique, nas proposições abaixo:
1. Paisagem geográfica não é estática, pelo contrário, é altamente dinâmica, sofrendo constantes mutações sob a ação dos agentes externos e internos.
2. Os fenômenos geográficos dever ser estudados levando-se em conta suas causas e consequências.
3. Os fatos geográficos encontram-se relacionados entre si, ou seja, os fenômenos geográficos não se acham isolados, mas interligados uns aos outros.
4. Os fatos ou fenômenos geográficos estudados devem ser comparados a outros fatos ou fenômenos, estabelecendo-se suas semelhanças e diferenças.
5. Deve o geografo localizar em um mapa o fato a ser por ele estudado, contanto para isso com o auxílio da cartografia.

Após fazer a leitura das afirmações mencionadas acima enumere a coluna de acordo com a sequência das afirmações:

(    ) Conexidade
(    ) Causalidade
(    ) Extensão
(    ) Analogia
(    ) Atividade

12. Associe corretamente a coluna da esquerda com a coluna da direita:

1. Alexandre Humboldt            (     ) Escola Possibilista.
2. Karl Ritter                          (     ) Princípio da Extensão.
3. Jean Brunhes                      (     ) Princípio da Causalidade.
4. Frederico Ratzel                  (     ) Princípio da Analogia.
5. Vidal de La Blache               (     ) Princípio da Conexidade e Atividade.                                 

13. “Conhecer a Terra no seu caráter total, não levando em conta categorias isoladas, mas combinações produzidas entre várias categorias físicas biológicas e humanas". Que princípio ou método geográfico está dentro deste conceito também formulado por Jean Brunhes?

(A) Da Casualidade
(B) Da Extensão
(C) Da Conexidade
(D) Da Analogia ou Geografia
(E) Da Atividade

14. "A natureza é que determina as condições de vida do homem. O homem é um ser submisso à natureza”. Esta é uma das importantes concepções geográficas que procuram explicar a relação homem-natureza, atribuída a:
(A) Laplace
(B) Alexandre Von Humboldt
(C) Frederico Ratzel
(D) Emmanuel de Martonne
(E) Paul Vidal de La Blache


15. Formulado por Karl Ritter e Vidal de La Blache, podemos comparar uma área estudada com outra idêntica, em outra parte do mundo. Semelhanças e diferenças. Ê importante neste estudo à comparação. Que princípio geográfico está dentro deste conceito?

(A) da Extensão
(B) da Causalidade
(C) da Atividade
(D) da Conexidade
(E) da Analogia ou da Geografia Geral

16. Este princípio, determinado por Alexandre Von Humboldt, deve o geógrafo explicar as causas e as possíveis consequências dos fatos observados. Refiro-me ao princípio da:

(A) Conexidade
(B) Causalidade
(C) Extensão
(D) Analogia
(E) Atividade

17. Os fatos geográficos sofrem constantes mutações e assim devem ser estudados e observados em sua origem para que se possa compreender o presente e prever sua evolução. O texto acima se refere ao princípio geográfico formulado por Jean Brunhes da:

(A) extensão, que localiza e determina a área de ocorrência dos fatos geográficos.
(B) analogia, que compara os fatos, procurando as diferenças e semelhanças entre eles.
(C) causalidade, que busca as causas e consequências dos fatos.
(D) atividade, que se ocupa do passado para compreender o presente e prever sua evolução.
(E) não se observa mutação em nenhum fato geográfico.

18. Considerando que a Geografia Física dedica-se ao estudo da Natureza, tanto de modo temático como integrado, correlacione, corretamente, os elementos da coluna 2 com as informações da coluna 1.

Coluna 1
I. Geossistema
II. Geomorfologia
III. Bacia Hidrográfica
IV. Pedologia

Coluna 2
(  ) Unidade de estudos geográficos representada por um conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes.
(  ) Unidade de paisagem fundamental aos estudos de geografia física integrada.
(   ) Denominação da geografia física temática dedicada ao estudo do relevo terrestre.
(  ) Denominação da geografia física temática dedicada ao estudo dos solos.

Marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
(A) III, IV, I e II - (B) III, I, II e IV - (C) II, III, I e IV - (D) I, II, III e IV
v(E) III, I, IV e II

19. A ciência geográfica se baseia em cinco princípios fundamentais, identifique, nas proposições abaixo aquela que se relaciona ao Princípio da Conexidade.

1. Paisagem geográfica não é estática, pelo contrário, é altamente dinâmica, sofrendo constantes mutações sob a ação dos agentes externos e internos.
2. Os fenômenos geográficos dever ser estudados levando-se em conta suas causas e consequências.
3. Os fatos geográficos encontram-se relacionados entre si, ou seja, os fenômenos geográficos não se acham isolados, mas interligados uns aos outros.
4. Os fatos ou fenômenos geográficos estudados devem ser comparados a outros fatos ou fenômenos, estabelecendo-se suas semelhanças e diferenças.
5. Deve o geografo localizar em um mapa o fato a ser por ele estudado, contanto para isso com o auxílio da cartografia.

Estão corretas:
(A) 1, 2 e 4 - (B) 2 e 5 - (C) 3 e 4 - (D) 4 e 5 - (E) N.d.a

20. "Os fatos da realidade geográfica estão intimamente ligados entre si e devem ser estudados em suas múltiplas relações. Não basta estudar isoladamente os diversos fenômenos que compõem a realidade, eles estão ligados uns aos outros." Este é o princípio geográfico conhecido como:

(A) Princípio de Conexão.
(B) Princípio do Atualismo.
(C) Princípio de Atividade.
(D) Princípio do Criticismo.
(E) Princípio da Complexidade Crescente.

21. Assinale a alternativa incorreta:
(A) O princípio da atividade mostra que a paisagem e dinâmica.
(B) A biogeografia estuda a distribuição dos seres humanos pela superfície terrestre.

(C) Vidal de La Blache é um dos maiores representante da Escola Determinista (Francesa).
(D) A conexidade é o princípio que nos leva a comprar áreas.
(E) As consequências dos fenômenos geográficos, bem como a explicação das causas são possíveis graças ao princípio da causalidade.

22. (C. Freitas), A ciência geográfica conceitos e temas:
(01) A hidrografia faz parte da geografia humana e estuda a formação, distribuição dos diferentes cursos de massas líquidas (águas) continentais e oceânicas.
(02) A biogeografia faz parte da geografia humana e estuda, analisa, identifica a distribuição dos animais (zoogeografia) e vegetais (fitogeografia).
(04) A geografia da população estuda e identifica todo mecanismo populacional, ou seja, crescimento, distribuição, imigração, etc.
(08) A geografia dos serviços estuda e identifica a distribuição e organização das indústrias e sua relação com meio social.
(16) A geografia do campo estuda e identifica a distribuição e organização das terras e toda a produção ligada ao campo.
(32) A geografia da cidade procura refletir sobre a formação, crescimento e organização das cidades e sua relação com o meio ambiente.
(64) Podemos afirmar que a divisão da geografia entre a área física e humana é uma divisão é puramente didática, isto é, para facilitar o entendimento do espaço. Isso porque, nos dias de hoje, é muito difícil encontrar espaços puramente naturais sem a interferência do homem.
          
           Soma Total _____________

23. (C. Freitas), A ciência geográfica conceitos e temas:
(01) A geografia é a ciência que tem a função de levar o homem a uma reflexão profunda sobre o mundo e as transformações das sociedades locais e globais.
(02) A geografia é a ciência que estuda a distribuição dos fenômenos físicos, biológicos e humanos pela superfície terrestre, as causas e as relações desses fenômenos.
(04) A geografia é a ciência que estuda as relações existentes entre o homem e o meio, ou seja, todas as interações que ocorrem entre o homem (sociedade) e o quadro natural que o cerca.
(08) Etimologicamente, a palavra Geografia quer dizer geo = terra, grafia = escrita, marcas. No entanto, a proposta da ciência geográfica é bastante ousada, pois não se limita apenas a descrever as paisagens, fatos e fenômenos naturais, mas procura buscar compreender e interpretar as diferenciações espaciais, as causas e as consequências destas transformações.
(16) Estudar e refletir sobre a geografia é uma forma de compreender o mundo em que vivemos. Por meio desse estudo, podemos entender melhor tanto o nosso lugar de moradia – seja uma cidade, seja uma área rural – quanto o país do qual fazemos parte, assim como os demais países da superfície terrestre.
(32) A paisagem natureza corresponde aquele espaço (área) no qual não sofreu interação do homem, ou seja, a sociedade, o ser humano não transformou (materializando o espaço) colocando seu sonho em pratica. Já a paisagem artificial corresponde aquele espaço (área) no qual sofreu a interação do homem.
(64) Compreender e interpretar o espaço em suas múltiplas relações faz com a geografia busque uma divisão didática para refletir e estudar o espaço, nesse sentido, a geografia pode ser dividida em física e natural.
          
           Soma Total _____________

24. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
1. Espaço Geográfico - 2. Meios de Produção - 3. Estado - 4. Nação            5. Território - 6. Povo - 7. Lugar - 8. Espaço - 9. Paisagem –
10. Pátria – 11. Relações de Produção.

(  ) Nela encontra-se registrada a história dos indivíduos e dos grupos, a cultura, as diferentes formas de produção, além das características naturais, como o relevo, a distribuição hidrográfica e até as marcas do clima.
(  ) É  um conjunto indissolúvel, resultado de fenômenos naturais e ações humanas, portanto, implica uma série de relações naturais e sociais.
(  ) É  a porção ou parte do espaço onde vivemos, é o palco de existência real. É nele que ocorre o nosso cotidiano, que vivenciamos nossas experiências.
(  ) É  base natural ou física sobre a qual o Estado é soberano, é definido por suas fronteiras com outros estados, formados ao longo do processo histórico.
(  ) Agrupamento de pessoas organizadas politicamente em torno de um poder soberano, representado por governantes. É um país politicamente organizado, com território, povo e governo.
(  ) Relação íntima ou emocional das pessoas com o território em que vivem.
(  ) Grupo de pessoas que vivem em território determinado, com hábitos, tradição, governo e leis próprias. O conceito de povo, assim entendido, pode ser considerado sinônimo de país.
(   ) Conjunto de pessoas com língua e tradições comuns.
(   ) Conjunto formado pelos meios de trabalho e pelos objetos de trabalho.
(  ) Conjuntos de relações econômicas que se estabelecem entre os homens no processo de produção material de sua vida social.
(   ) Expressão visível de como a sociedade esta organizada.