7º Séries



Introdução aos Estudos Geográficos Aula: 01
ALUNO:_____________________________________________________Prof. Cristiano Freitas


Por que o nome Geografia? Foram os Gregos, (entre eles Heródoto que ficou conhecido como pai da Geografia e História) que por volta do século V a.C, preocuparam-se em organizar, sistematizar as informações a respeito do planeta, chamando tais conhecimento de Geografia.

Significado Etimológico da palavra Geografia: etimologicamente, a palavra Geografia quer dizer GEO = Terra, GRAFIA = Escrita, Marca, Descrição. No entanto, a Geografia não é, e não pode ser, apenas uma descrição da Terra, como sugere a palavra. Ela é hoje um instrumento importante e indispensável para que o homem conheça bem o seu mundo e, assim, se posicione de forma inteligente no planeta.

Geografia e a sua função na sociedade contemporâneas causas e

1. É a ciência que tem a função de levar o homem a uma reflexão profunda sobre o mundo e as transformações das sociedades locais e globais.

2. É a ciência que estuda a distribuição dos fenômenos físicos, biológicos e humanos pela superfície terrestre, as causas e as relações desses fenômenos.

3. É a ciência que estuda as relações existentes entre o homem e o meio, ou seja, todas as interações que ocorrem entre o homem (sociedade) e o quadro natural que o cerca.

Significado etimológico dos termos Técnica e Tecnologia
Técnica: é uma forma de inventar um método ou um objeto que facilite algum trabalho, que sirva para controlar de alguma maneira as forças da natureza. Técnica é, assim, uma forma, maneira ou habilidade que implica em uma demonstração de inteligência humana.

Tecnologia: é, toda aplicação da ciência moderna, é todo produto científico (seja uma idéia, seja algo material) que tem uma serventia prática para humanidade. Tecnologia é, portanto, uma técnica avançada, resultante da aplicação do conhecimento científico, da ciência moderna que nasceu ou se consolidou nos séculos XVII e XVIII e prossegue até os nossos dias.

Conceitos de Paisagem e Espaço Geográfico
Paisagem Natural: corresponde aquele espaço (área) no qual não sofreu interação do homem, ou seja, a sociedade, o ser humano não transformou (materializando o espaço), colocando seu sonho em pratica.

Paisagem Artificial: corresponde aquele espaço que já incorporou o resultado das ações e das relações sociais.

Espaço Geográfico: é o que se apresenta como um conjunto indissolúvel, resultado, portanto, uma série de ações e relações naturais e sociais.

Divisão da Geografia, embora o mundo precise ser entendido como um todo, e seja fundamental perceber a interação das diversas partes, para fins didáticos, costuma-se dividir a Geografia em duas áreas:

Geografia Humana, reflete, analisa e identifica o espaço construído/materializado pela ação humana.

v Geografia Agrária
v Geografia dos Serviços
v Geografia Urbana
v Geografia das Indústrias
v Geografia da População

ü Geografia Agrária: estuda e identifica a distribuição, organização das terras e toda a produção ligada ao campo.
ü Geografia dos Serviços: procura compreender sobre a formação, crescimento, organização das atividades econômicas e dos serviços.
ü Geografia Urbana: procura refletir sobre a formação, crescimento e organização das cidades e sua relação com o meio ambiente.
ü Geografia da Indústria: analisa a distribuição e organização das indústrias e sua relação com meio social.
ü Geografia da População: identifica e reflete todo mecanismo populacional, ou seja, crescimento, distribuição, imigração, etc.

Geografia Física, estuda e reflete o espaço construído pela natureza, esse espaço independe da ação humana.

v Climatologia
v Geomorfologia
v Hidrografia
v Biogeografia

ü Climatologia: estuda e identifica os diferentes tipos de clima no globo terrestre e a sua relação com o quadro natural e humano.

ü Geomorfologia: analisa e identifica as várias formas do relevo terrestre. Esse estudo leva em consideração a atuação de duas forças: as endógenas e exógenas.

ü Hidrografia: estuda a formação e distribuição dos diferentes cursos de massas líquidas (águas) continentais e oceânicas.

ü Biogeografia: analisa e reflete a distribuição dos animais (zoogeografia)
vegetais (fitogeografia).

Geografia e Século XIX: as diferentes concepções de espaço: tentando explicar o relacionamento do ser humano com o meio ambiente, os cientistas desenvolveram importantes e diferentes concepções, por meio das quais é possível perceber a evolução da Geografia.

Escolas Geográficas: a geografia teve ao longo de sua evolução diversos pensadores que deram origem a Escolas de pensamentos, como as Escolas Francesa, Alemã, Inglesa e Norte-Americana. De acordo com o Milton Santos, as diversas formas de pensar o Espaço Geográfico foram elaboradas por essas Escolas, tanto que elas serviam de base ideológica e política para expansões territoriais ou econômicas.

Geografia Tradicional: foi influenciada pelo positivismo de Augusto Comte (1798-1857). Esse conceito filosófico afirmava: Que a ciência deve deixar de especular sobre a origem dos fenômenos e passar a observar e comparar os diversos fatos, estabelecendo leis. Para a Geografia Tradicional, o ser humano é apenas um elemento da paisagem e as relações são pouco valorizadas.

Escola Determinista (Alemã): recebendo forte influência do Positivismo e da Teoria Evolucionista desenvolveu-se na Alemanha, com Friedrich Ratzel (1844 – 1904). Em sua obra “Antropogeografia”, defendeu a concepção de que o homem recebia uma total influência do meio natural, sendo um Ser Passivo diante a natureza. Para Frederico e seu seguidores o meio natural determinava as formas de ocupação do espaço, pois, o homem era submisso ao meio ambiente, não tendo, portanto, condições de modificá-lo.

Escola Possibilista (Francesa): surge como uma corrente de oposição ao pensamento Determinista, onde teve grandes e importantes seguidores: Paul Vidal de La Blache, Jean Brunhes e Pierre George. Embora admita alguma influência do meio sobre o homem, essa corrente de pensamento afirma que, como ser racional, o homem é um Ser Ativo, portanto tem condições de modificar o meio natural para adaptá-lo as suas necessidades.

Geografia Crítica ou Marxista: essa corrente de pensamento surge com uma visão mais crítica e mais comprometida com mudanças e propostas de transformações sociais. Essa corrente de pensamento passaram a propor uma geografia mais atuante, que pudesse oferecer instrumentos para a compreensão e a intervenção na realidade social.

O centro das preocupações passou a ser a analise e a crítica das relações entre a sociedade, o trabalho e a natureza na apropriação dos recursos e na produção de espaços desiguais.

Princípios Metodológicos da Geografia: na tentativa de compreender e explicar o espaço com suas diferentes áreas de atuação a geografia utiliza como ferramenta os princípios geográficos.

v Princípio da Extensão, enunciado por Frederico Ratzel, segundo o qual o geógrafo, ao estudar um dos fatores geográficos ou uma área, deveria, inicialmente, procurar localizá-la e estabelecer os seus limites, usando os mapas disponíveis e o conhecimento direto da área.

v Princípio da Analogia, enunciado por Karl Ritter, segundo o qual, delimita e observa uma área em estudo, deveria ser a mesma comparada com o que se observa em outras áreas, estabelecendo as semelhanças e as diferenças existentes.
v Princípio da Casualidade, enunciados por Alexandre Humboldt, segundo o qual, observados os fatos, se deverá procurar as causas que o determinaram, estabelecendo relações de causa e efeito.
v Princípio Conexidade, enunciado por Jean Brunhes, onde ele chamava a atenção na elaboração das paisagens, nenhum dos fatores físicos ou humanos age isoladamente, a ação é sempre feita de forma integrada com outros fatores.
v Princípio Atividade, também enunciado por Jean Brunhes, no qual o mestre francês assinala o caráter dinâmico do fato geográfico, uma vez que o espaço está em perpétua reorganização, em constante transformação, graças à ação interrupta dos vários fatores.
A Geografia e seus diferentes conceitos
v Paisagem, nela encontra-se registrada a história dos indivíduos e dos grupos, a cultura, as diferentes formas de produção, além das características naturais, como o relevo, a distribuição hidrográfica e até as marcas do clima.

v Espaço, é um conjunto indissolúvel, resultado de fenômenos naturais e ações humanas, portanto, implica uma série de relações naturais e sociais.

v Lugar, é a porção ou parte do espaço onde vivemos, é o palco de existência real. É nele que ocorre o nosso cotidiano, que vivenciamos nossas experiências.

v Território, base natural ou física sobre a qual o Estado é soberano, é definido por suas fronteiras com outros estados, formados ao longo do processo histórico.

v Estado, agrupamento de pessoas organizadas politicamente em torno de um poder soberano, representado por governantes. É um país politicamente organizado, com território, povo e governo.

v Pátria, relação íntima ou emocional das pessoas com o território em que vivem.

v Povo, grupo de pessoas que vivem em território determinado, com hábitos, tradição, governo e leis próprias. O conceito de povo, assim entendido, pode ser considerado sinônimo de país.

v Nação, conjunto de pessoas com língua e tradições comuns.

Georevisão: Na revisão do teste e da trimestral.

01. Quem estabeleceu pela primeira vez o nome Geografia?
02. Pesquise na internet quem foi considerado na Antiguidade o Pai da Geografia e da História?
03. Qual significado etimológico da palavra Geografia?
04. Por que o sentido etimológico da palavra geografia não representa a amplitude da ciência?
05. Qual a função da geografia na sociedade atual?
06. Pesquise na internet o nome de três pensadores que se destacaram e refletiam a geografia no transcorrer da Antiguidade?
07. Pesquise na internet o nome de três pensadores que se destacaram e refletiam a geografia no transcorrer da Idade Moderna?
08. Pesquise na internet o nome de três pensadores que se destacaram e refletiam a geografia no transcorrer da Idade Contemporânea?
09. Pesquise na internet qual a função da geografia na sociedade contemporânea, ou seja, sociedade atual?
10. Cite o nome de cinco problemas vivenciados, refletidos e estudados pela geografia na sociedade atual?
11. Qual a diferença entre os termos técnica e tecnologia?
12. Qual o conceito do termo trabalho e qual a sua importância e contribuição para o desenvolvimento de uma nação?
13. Defina os conceitos dos termos paisagem natural, artificial e espaço geográfico?
14. Pesquise em livros, jornais e na internet, fotos e imagens que refletem os exemplos mencionados acima, ou seja, de paisagem natural, artificial e espaço geográfico?
15. Por que existe uma necessidade de dividir a geografia em áreas, quais são as áreas?
16. Cite três exemplos da geografia humana?
17. Cite três exemplos da geografia física?
18. Defina os conceitos dos termos: geomorfologia, climatologia, biogeografia e hidrografia.
19. Defina os conceitos dos termos: geografia dos serviços, geografia agrária, geografia da população, geografia da indústria e geografia urbana.
20. Pesquise em livros, jornais e na internet fotos e imagens que refletem cada área de estudo da geografia física.
21. Por que o século XIX e visto pela geografia como século de ouro, explique.
22. Quais foram as Correntes ou Escolas de pensamentos que surgiram e refletiam a geografia no transcorrer do século XIX?
23. Defina o conceito da Geografia Tradicional, quem era seu representante e o que essa corrente de pensamento defendia?
24. Defina o conceito da Escola Determinista, quem era seu representante e o que essa corrente de pensamento defendia?
25. Defina o conceito da Escola Possibilista, quem era seu representante e o que essa corrente de pensamento defendia?
26. Defina o conceito da Geografia Crítica ou Marxista, quem era seu representante e o que essa corrente de pensamento defendia?
27. Qual a importância e contribuição dos princípios geográficos na analise e reflexão do espaço, explique.
28. Quais são os nomes dos cinco princípios geográficos?
29. Qual o nome do princípio geográfico e do autor que ao estudar uma área necessita do auxílio do mapa e da cartografia?
30. Qual o nome do princípio geográfico e do autor que ao estudar uma área necessita que a mesma seja comparada buscando fazer uma analise e identificando as semelhanças e diferenças?
31. Qual o nome do princípio geográfico e do autor que ao estudar uma área necessita que a mesma seja comparada buscando fazer uma analise e identificando as semelhanças e diferenças?
32. Qual o nome do princípio geográfico e do autor que ao estudar uma área procura refletir e compreender as causas e consequências dos fatos a serem analisados?
33. Qual o nome do princípio geográfico e do autor que ao estudar uma área analisa que os fatos estão interligados, não existindo fatos ou fenômenos geográficos isolados?
34. Qual o nome do princípio geográfico e do autor que ao estudar uma área procura identificar o caráter dinâmico da paisagem, ou seja, a constante transformação do espaço?

35. Defina os conceitos da Geografia:
A) Paisagem:
B) Espaço:
C) Lugar:
D) Território:

36. Defina os conceitos da Geografia:
A) Estado:
B) Pátria:
C) Povo:
D) Nação:

37. Cite o nome de três temáticas trabalhada e vivenciada no transcorrer da primeira unidade do libro de Geografia?
38. Cite o nome de cinco meios de comunicação e qual a sua contribuição para o desenvolvimento de uma nação?
39. Cite um exemplo de como o meio de comunicação pode influenciar de forma positiva e negativa em uma sociedade?
40. Fazendo uma comparação entre o tempo e espaço vivenciado pelos seus pais e o seu (hoje), quais foram as principais mudanças ocorridas no que se refere aos meios de comunicação, explique.
41. Caro aluno nesta questão queremos que o aluno reflita sobre o texto de Alexandre Graham Bell do primeiro capítulo do livro, procurando identificar a temática central abordada pelo autor e qual era o seu objetivo e qual classe ele queria ajudar?
42. Caro aluno nesta questão queremos que o aluno reflita sobre o texto de A Mina d Água de Rubem Alves, do primeiro capítulo do livro, procurando identificar a temática central abordada pelo autor e qual era o seu objetivo e qual a sua contribuição para evolução da sociedade?
43. Construa uma síntese do capítulo 1 e 2 procurando identificar os pontos mais interessantes refletidos e trabalhados no transcorrer dos capítulos.

44. (UFPE) "A Geografia: isso serve em primeiro lugar para fazer a guerra." Esse é o nome de um famoso livro do geógrafo francês Yves Lacoste. Com base nessa informação, podemos afirmar que:

(A) A Geografia é um conhecimento que tem serventia apenas para fazer a guerra.
(B) As novas tecnologias como as imagens de satélite e a informatização da Geografia dispensam o conhecimento do espaço geográfico e pode-se fazer guerra à distância.
(C) A Guerra do Golfo reafirma que não há necessidade de um raciocínio geográfico para as estratégias ligadas às práticas bélicas e militares.
(D) A elaboração de estratégias de guerras implica uma análise e um raciocínio sobre o conhecimento geográfico das condições naturais, econômicas e da ocupação humana de um certo espaço.
(E) Quem faz a guerra não precisa recorrer ao saber geográfico, pois são conteúdos disparatados e fragmentados sobre o relevo, clima, vegetação, rios, população etc.

45. (C. Freitas), Em relação à Ciência Geográfica, é incorreto afirmar:
(A) Um dos princípios da Geografia atual continua sendo o Determinismo defendido por Ratzel.
(B) Não se limita apenas à descrição das paisagens; busca entender o "como" e o "por que" da organização das mesmas.
(C) As chamadas "Escola Determinista" e "Escola Possibilista" referem-se a duas correntes de pensamento geográfico desenvolvidas na Alemanha e na França, respectivamente.
(D) Existem dois grandes ramos de conhecimento: Geografia Física (analisa aspectos do quadro natural) e Geografia Humana (analisa o espaço construído pelo Homem na superfície da Terra).
(E) A institucionalidade da geografia verificou-se a partir do século XIX, ou seja, a geografia como as demais disciplinas (história, filosofia, sociologia) se tornaram uma ciência autônoma.

46. Estudar geograficamente o mundo é essencialmente:
(A) Verificar as diferenciações de áreas, a partir da relação do homem com a natureza.
(B) Mapear e localizar as regiões, países e cidades.
(C) Investigar a dinâmica social que esta por trás das paisagens ou formas espaciais.
(D) Estudar as condições naturais, especialmente o clima, que determina o comportamento do homem, interferindo na sua capacidade de progredir.

47. Os elementos constituídos do espaço, onde os homens formam seu meio ambiente. Esses elementos são produzidos:
(A) Somente pela natureza
(B) Pela natureza e pelos homens
(C) Somente pelo homem
(D) Pela natureza e pelos animais

48. A geografia pode ser considerada como sendo o estudo:
(A) Das diversas formas de relevo existentes na superfície do globo, sem levar em conta a ação do homem sobre elas.
(B) Dos aspectos físicos, biológicos e humanos, relacionados entre si.
(C) Da influência reciproca homem-natureza, proposta pela Escola Determinista.
(D) Apenas os aspectos físicos existentes na superfície da Terra.
(E) As alternativas B e C se completam.

49. Assinale a alternativa correta:
(A) A Geografia Física se ocupa da paisagem constituída pela natureza, tendo como base os estudos da Geografia Agrária.
(B) A Geografia humana estuda a paisagem modelada pela ação do homem.
(C) A Geografia humana estuda a paisagem modelada pela ação do homem com bases na Geofísica.
(D) A Geografia da população e a Geografia Climatológica são os ramos mais importantes da Geografia Humana.
(E) A Oceanografia tem como base o estudo da Hidrosfera.

50. Assinale a alternativa incorreta:
(A) A possibilidade agrícola de uma área desértica do uso da irrigação é um exemplo do Possibilismo Geográfico.
(B) O homem é um elemento passivo diante dos fatos da natureza, é um exemplo do Possibilismo Geográfico.
(C) A climatologia estuda os fenômenos meteorológicos de um determinado lugar.
(D) A biogeografia estuda a distribuição dos seres vivos do planeta.
(E) A demografia é a parte da geografia humana que estuda os mecanismos populacionais.

Prof. Cristiano Freitas