3º Ano


Introdução aos Estudos Geográficos Aula: 01
ALUNO: ______________________________________________________________Prof. Cristiano Freitas



Geografia na Pré-História: o homem realizava constante deslocamento sobre a superfície terrestre (nomadismo) e foi esta dispersão que causou o povoamento das diferentes regiões do nosso planeta.

Pré-História: Paleolítico (Pedra Lascada)
v Homem vivia em um espaço indiferenciado;
v Realizavam migrações sazonais > eram nômades;
v Construiu as primeiras noções de espaço e território;
v Desenvolvia uma economia de subsistência (natural);
v Homem vivia da caca, pesca > era coletor;
v Já existia uma divisão do trabalho (homem e mulher);
v Morava nas cavernas (arte rupestre);
v Desenvolveu uma intensa relação com rios, lagos, mar;
v Invenção do fogo, alimentação e fixação do homem.



Pré-História: Neolítico (Pedra Polida)
v Economia de subsistência > Troca > Comércio;
v Desenvolvimento da agricultura;
v Domesticação e controle sobre os animais;
v O homem passou da condição > Coletor > Produtor;
v Formação das primeiras comunidades (sedentárias);
v A roda, revolução nos transporte e comunicações;
v Já entendia o mecanismo das estações do ano.  

Geografia na Antiga Idade Oriental: foram os grupos humanos que mais rapidamente saíram do estágio neolítico e entraram na Idade dos Metais. Assim surgindo na crescente fértil (Nilo, Tigre, e o Eufrates) as primeiras civilizações que têm registro na história. Povos Orientais não só desenvolveram o conhecimento empírico da Geografia, como também realizaram observações e estabeleceram estudos matemáticos que deram origem ao conhecimento sistemático do mundo.
Civilização Oriental
v Lançaram os fundamentos da astronomia, engenharia, medicina;
v  Desenvolveram as quatros operações > não conheciam o zero (0);
v  Estabeleceu o sistema de pesos e medidas;
v  Criou à escrita coniforme e a base das outras civilizações;
v  Desenvolveu técnica de irrigação > diques e canais;
v  Articulou um intenso comércio com Arábia;
v  Foram grandes cronistas estudaram e relataram bem os espaços;
v  Desenvolveram os primeiros estudos de hidrografia fluvial;
v  Construíram grandes obras faraônicas > templos e as pirâmides.




Geografia na Antiga Idade Ocidental: foram os primeiros povos a denominar os conhecimentos sobre a superfície terrestre. Por ser a Grécia o centro cultural, coube a eles coletar, sintetizar e teorizar os conhecimentos da natureza geográfica, transmitidos por diversos povos. A contribuição dos Gregos à civilização ocidental é da maior importância, quer de ponto de vista qualitativo, quer do quantitativo.

Civilização Ocidental
v Refletiu sobre (sociedade x natureza) > (cidade x campo);
v  Identificou a relação entre Povo x Poder;
v  Analisou e ampliou os estudos sobre o universo > cosmologia;
v  Construiu as técnicas do uso do solo, irrigação e erosão;
v  Desenvolveu o estudo sobre a dialética (os contrários);
v  Identificou a relação entre, fauna, flora e meio físico;
v  Refletiu sobre a latitude e os diferentes tipos de clima;
v  Elaborou estudos sobre > rios, deltas, lagos e oceanos;
v  Identificou e refletiu sobre vários acidentes geográficos;
v  Analisou a relação clima e organização no espaço (homem).

Pensadores na Antiga Idade Ocidental
Eratóstenes: Grego (século III a. C) que mediu pela primeira vez o meridiano terrestre e a obliquidade da eclíptica. Aos 80 anos de idade, deixou-se morrer de fome.

Aristarco: Grego (século III a. C) que explicou as fases da Lua. Foi o primeiro a ter a idéia de que a Terra girava em torno de um eixo e em volta do Sol. Foi acusado de perturbar o descanso dos deuses.

Filolaus: Grego, em sua obra idealizou o Sistema Pirocêntrico. No qual afirmava que o centro da Terra era formada por uma bola de fogo.

Hiparcos: Grego (século III a. C) que determinou a distância entre a Terra e a Lua. Elaborou catálogos de posição estrelares e descobriu a formação dos equinócios. Foi considerado o maior astrônomo da Antiguidade.

Aristóteles: Grego defendeu a esfericidade da Terra. Tendo como base várias observações como a sombra da Terra na Lua, na ocasião dos eclipses.

Ptolomeu: Grego, em Almagesto, sua principal obra, defendeu a teoria de que a Terra era um corpo no centro do Universo em torno do qual gravitam os planetas. Seu livro foi considerado verdade absoluta até a Idade Média (Teoria Geocêntrica).

Teofraste: procurava associar, clima, meio ambiente e sociedade.
Estrabão: cronista desenvolveu a obra clássica intitulada (Geografia).
Erastóstenes: teses, trabalhos sobre a geodésia.
Anaximandro: elaborou o 1 mapa Mundi.

Geografia na Idade Média: os problemas de ordem cultural tiveram grandes influências no pensamento geográfico da Idade Média, em face da influência e poder que caracterizavam a Igreja Medieval.  Os monges e os doutores da Igreja procuravam desenvolver e propagar a fé, sobretudo quando ameaçada pela expansão muçulmana. Difundiram-se largamente concepções fabulosas, refletidas em mapas inteiramente fantásticos e adaptar todas as idéias e concepções aos ensinamentos bíblicos.


Geografia na Idade Moderna: nesse período uma série de acontecimentos contribuiu para o desenvolvimento e ampliação do conhecimento geográfico.



Características da Geografia na Idade Moderna
v A difusão do papel e da imprensa (maior circulação > livros);
v O uso da bússola como instrumento de localização;
v Houve uma grande contribuição na área da Astronomia;
v Ampliação da física e de outras ciências naturais;
v Surgimento do movimento renascentista > Racionalismo, Humanismo;
v O sistema passou do Teocentrismo > Antropocentrismo;
v A Igreja e bíblia deixaram de ser a fonte do conhecimento;
v Penso, logo existo. A ciência, o homem e a razão;
v Sociedade deixou o laço Feudal > Sociedade capitalista (mercantilista);
v Surgi o estado Moderno > Absolutista (centralizado = burguês + rei);
v Desenvolveram o espírito aventureiro > Expansão marítima;
v Escola de Sagres e o desenvolvimento dos estudos náuticos (conquista).

Pensadores na Idade Moderna
Copérnico: Polonês (1473-1543) que revolucionou a astronomia ao publicar: Das Revoluções dos Campos Celestes. Inaugurou uma nova era ao negar o sistema geocêntrico de Ptolomeu e demonstrar que a Terra, como

outros planetas, gira em torno de si mesma e órbita ao redor do Sol. Criou a teoria (Teoria Heliocêntrica).

Johnnes Kepler: Alemão (1571-1630) que formulou as leis (Leis da Mecânica Celeste) que levam seu nome e permitiram a Newton chegar ao princípio da atração universal.

Galileu e Galilei: Italiano (1564-1642) que elaborou mapas da Lua e descobriu os quatro maiores satélites de Júpiter. Desenvolveu a luneta astronômica e o movimento de rotação. Foi condenado pela Inquisição e obrigado a negar suas descobertas.

Isaac Newton: Inglês (1642-1727) elaborou a teoria sobre a Gravitação Universal e as Leis Fundamentais da Mecânica Clássica.
Seu ponto de partida foi um fato banal: uma maça caindo da árvore. É também autor das Leis da Decomposição da Luz.

Alberto Einstein: desenvolveu as primeiras teorias matemáticas do universo, utilizando a Teoria da Relatividade.

Geografia na Idade Contemporânea: como se vê, o objeto de estudo da Geografia sofreu variações ao longo dos séculos, das décadas e dos anos, transformando-se de acordo com o conhecimento, as idéias, as condições e as necessidades de cada época. Preocupa-se- hoje, não mais em descrever o que o espaço contém, mas como ele chegou a tal configuração – resultado das relações sociais e, consequentemente, um produto histórico – influenciado por questões de ordem econômica, política, social e cultural.

Georevisão: Na Previsão dos Vestibulares 2011

01. Analise as proposições:
1. Grande foi à contribuição dos gregos e romanos a geografia, os romanos, por exemplo, expandindo suas fronteiras políticas graças às conquistas militares, contribuíram para ampliar o conhecimento geográfico.
2. O método geográfico baseia se em cinco princípios. No princípio da extensão o geografo localiza, delimitando em um mapa a paisagem ou fato geográfico que pretende estudar.
3. Na Antiguidade, era admitida a esfericidade da Terra, devido à sombra redonda projetada pelo nosso planeta na Lua durante os eclipses. Tal descoberta foi realizada pelo sábio grego Filolaus.
4. A geografia agrária é a parte da geografia que estuda a distribuição dos vegetais e animais sobre a superfície da Terra.
5. O conhecimento geográfico tem uma dupla finalidade. Contribui para formação cultural do indivíduo e pode ser utilizado na solução de problemas no meio ambiente.

(A) 1, 3 e 4 - (B) 2, 4 e 5 -  (C) 3, 4 e 5 -  (D) 1, 2 e 5 -  (E) 1, 2 e 3

02. Assinale a alternativa incorreta:
(A) O principio da atividade mostra que a paisagem é dinâmica.
(B) A biogeografia estuda a distribuição dos seres humanos pela superfície terrestre.
(C) Vidal de La Blache é um dos maiores representante da Escola Determinista (Francesa).
(D) A conexidade é o princípio que nos leva a comprar áreas.
(E) As consequências dos fenômenos geográficos, bem como a explicação das causas são possíveis graças ao princípio da causalidade.
(E) A demografia é a parte da geografia humana que estuda os mecanismos populacionais.

03. Sobre os princípios do método geográfico, estão corretas:

(01) Conexidade ou Interação: a paisagem geográfica é dinâmica, estando em constante mutação (Jean Brunhes).
(02) Atividade: os fatos geográficos acham se interligados (Jean Brunhes).
(04) Causalidade: os fatos geográficos obedecem a Lei de causa e efeito (Vidal de La Blache).
(08) Extensão: localiza e limita o fato geográfico com o auxílio de um mapa (Karl Ritter).
(16) Analogia: compara as áreas estudas estabelecendo as semelhanças e diferenças (Vidal de La Blache e Frederik Ratzel).

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04. A respeito dos objetivos e temas da ciência geográfica, assinale o que for correto.

(01) A Geografia Crítica é uma geografia explicativa é não descritiva voltada para a realidade dinâmica e complexa dos dias atuais. Ela elabora questões como as modificações promovidas na natureza pela ação humana capitalista a partir dos interesses e das disparidades.
(02) As sociedades atuais e futuras devem buscar soluções alternativas para o desenvolvimento econômico, com justiça social e racionalização no uso de recursos naturais, para atenuar os impactos ambientais.
(04) Saber como cada sociedade humana estrutura e organiza o espaço-físico-territorial em face das imposições do meio natural, de um lado, e da capacidade técnica do poder econômico e dos valores socioculturais, do outro, constitui interesse da geografia.
(08) A construção e o desenvolvimento da ciência geográfica resultaram da necessidade de a sociedade conhecer e guiar sua existência e mobilidade, no tempo e no espaço, utilizando os recursos da natureza.


(16) O conhecimento geográfico da natureza e da sociedade e o desenvolvimento tecnológico, colocados a serviços das minorias, asseguraram a eliminação dos contrastes econômicos, sociais e espaciais no mundo desenvolvido.
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05. A respeito dos objetivos e temas da ciência geográfica, assinale o que for correto.

(01) A discussão sobre a influência da natureza na sociedade esteve sempre ausente na geografia, eclodindo na atualidade graças à exaustão dos recursos naturais que expõe a humanidade ao risco de extensão.
(02) A Escola Ratzeliana da geografia, conhecida como determinista, defendia a teoria do domínio da sociedade sobre a natureza, através do uso da ciência e da tecnologia adaptada aos gêneros de vida das civilizações.
(04) A paisagem é estática, imutável e traz consigo os resultados acabados, o final dos conflitos que permeiam as relações sociais e seus reflexos no meio.
(08) A paisagem é composta de objetos naturais e de objetos artificiais ou sociais, que variam de acordo com as mudanças vividas pela comunidade.
(16) O estudo da paisagem descarta a acumulação de tempos, pois o passado não interfere na forma como o espaço geográfico está organizado.

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06. A respeito dos objetivos e temas da ciência geográfica, assinale o que for correto.

(01) A geografia procura compreender o estabelecimento de padrões e processos espaciais, o que envolve estudos sobre a revitalização de cidades, a disseminação de epidemias, o mercado de drogas, a tecnologias e as transformações econômicas.
(02) A geografia contempla as conexões e as subordinações que transformam interruptamente o espaço e fazem com que os mapas se desatualizem rapidamente.
(04) A geografia se restringe as áreas do globo onde o fluxo de transformações antrópicas é constante.
(08) O objeto de estudo da geografia e a investigação de como a natureza se subordina e se adapta as atividades humanas, cada vez mais intensivas e causadoras de impactos.
(16) Foi a partir do século XIX que a geografia passou a ser ensinada nas escolas e foi vista como uma ciência, onde poderia explicar e compreender as várias relações e interações que ocorreu e ocorre no espaço.

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07. A respeito dos objetivos e temas da ciência geográfica na Idade Antiga assinale o que for correto.

(01) Estrabão escreveu “geografia”, uma descrição enciclopédia do mundo conhecido e habitado.
(02) Filolaus foi o autor do Sistema Pirocêntrico e também na Antiguidade outro grego Cláudio Ptolomeu elaborou o sistema Geocêntrico.
(04) O grego Aristóteles admitiu a esfericidade da terra, devido à sombra redonda projetada pelo nosso planeta na Lua, durante os eclipses.
(08) Qualquer empreendimento científico depende, em primeiro lugar, da observação cuidadosa. Nisso os gregos foram mestres. Heródoto, por exemplo, sempre colocou os acontecimentos dentro de um contexto geográfico.
(16) A contribuição dos Gregos à civilização ocidental é da maior importância, quer de ponto de vista qualitativo, quer do quantitativo.

08. A respeito dos objetivos e temas da ciência geográfica na Idade Antiga assinale o que for correto.

(01) Foi à civilização grega os primeiros povos a denominar os conhecimentos sobre a superfície terrestre. Por ser a Grécia o centro cultural, coube a eles coletar, sintetizar e teorizar os conhecimentos da natureza geográfica, transmitidos por diversos povos.
(02) Eratóstenes Grego (século III a. C) que mediu pela primeira vez o meridiano terrestre e a obliquidade da eclíptica. Aos 80 anos de idade, deixou-se morrer de fome.
(04) Aristarco Grego (século III a. C) que explicou as fases da Lua. Foi o primeiro a ter a idéia de que a Terra girava em torno de um eixo e em volta do Sol. Foi acusado de perturbar o descanso dos deuses.
(08) Também merece destaque as conquistas e estudos de Teofraste procurava associar, clima, meio ambiente e sociedade, Estrabão, cronista desenvolveu a obra clássica intitulada (Geografia) e Anaximandro elaborou o 1 mapa Mundi.
(16) Foram temas refletidos pelos gregos: analisar e ampliar os estudos sobre o universo (cosmologia); Construiu as técnicas do uso do solo, irrigação e erosão e desenvolveu o estudo sobre a dialética (os contrários);

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09. A respeito dos objetivos e temas da ciência geográfica na Idade Média assinale o que for correto.

(01) Os problemas de ordem cultural tiveram grandes influências no pensamento geográfico da Idade Média, em face da influência e poder que caracterizavam a Igreja Medieval. 
(02) Os monges e os doutores da Igreja procuravam desenvolver e propagar a fé, sobretudo quando ameaçada pela expansão muçulmana. (04) Difundiram-se largamente concepções fabulosas, refletidas em mapas

inteiramente fantásticos e adaptar todas as idéias e concepções aos ensinamentos bíblicos.
(08) A expressão Idade das Trevas, usada em relação à Idade Média, bem expressa a regressão do conhecimento cientifico na Europa medieval.
(16) A justificativa dogmática da fé crista substituiu a Idade Média e a imagem do mundo era feita segundo a Bíblia.
(32) Dos viajantes da Europa nesse período merece destaque, para Marco Polo que visitou a China, Índia e outras partes da Ásia.
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10. A respeito dos objetivos e temas da ciência geográfica na Idade Moderna assinale o que for correto.

(01) Copérnico > Polonês (1473-1543) que revolucionou a astronomia ao publicar: Das Revoluções dos Campos Celestes. Inaugurou uma nova era ao negar o sistema geocêntrico de Ptolomeu e demonstrar que a Terra, como outros planetas, gira em torno de si mesma e órbita ao redor do Sol. Criou a teoria (Teoria Heliocêntrica).
(02) Johnnes Kepler, Alemão (1571-1630) que formulou as leis (Leis da Mecânica Celeste) que levam seu nome e permitiram a Newton chegar ao princípio da atração universal.
(04) Galileu e Galilei, Italiano (1564-1642) que elaborou mapas da Lua e descobriu os quatro maiores satélites de Júpiter. Desenvolveu a luneta astronômica e o movimento de rotação. Foi condenado pela Inquisição e obrigado a negar suas descobertas.
(08) Isaac Newton, Inglês (1642-1727) elaborou a teoria sobre a Gravitação Universal e as Leis Fundamentais da Mecânica Clássica. Seu ponto de partida foi um fato banal: uma maça caindo da árvore. É também autor das Leis da Decomposição da Luz.
(16) Alberto Einstein, desenvolveu as primeiras teorias matemáticas do universo, utilizando a Teoria da Relatividade.

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11. A respeito dos objetivos e temas da ciência geográfica na Idade Moderna assinale o que for correto.

(01) Nesse período ocorreu uma série de acontecimentos contribuiu para o desenvolvimento e ampliação do conhecimento geográfico.
(02) na Idade Moderna houve uma revolução no conhecimento científico fazendo surgi à obra de Bernardo Varenius, “Geografia Geral”.
(04) Destaca-se também o livro de “Revolutionibus Orbium Caelestium” do polonês Nicolau Copérnico falando dos princípios de seu Sistema Heliocêntrico.
(08) Entre os fatores que contribuíram para evolução da geografia na Idade Moderna estão: A difusão do papel e da imprensa (maior circulação livros); o uso da bússola como instrumento de localização; houve uma grande contribuição na área da astronomia; ampliação da física e de outras ciências naturais.
(16) A Igreja e bíblia deixaram de ser a fonte do conhecimento; Penso, logo existo. A ciência, o homem e a razão; Sociedade deixou o laço Feudal e passou para uma sociedade capitalista (mercantilista); Surgi o estado moderno e absolutista (centralizado = burguês + rei); Desenvolveram o espírito aventureiro com a expansão marítima; Escola de Sagres e o desenvolvimento dos estudos náuticos (conquista).

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12. A respeito dos objetivos e temas da ciência geográfica na Idade Contemporânea assinale o que for correto.

(01) A geografia contemporânea preocupa-se- hoje, não mais em descrever o que o espaço contém, mas como ele chegou a tal configuração – resultado das relações sociais e, consequentemente, um produto histórico – influenciado por questões de ordem econômica, política, social e cultural.
(02) No século XIX, dá-se a época de ouro da geografia. A geografia vai perder seu caráter descritivo, para se tornar explicativa.
(04) Determinismo Geográfico ou Escola Alemã em sua obra “Antropogeografia”, Frederico Ratzel defendeu a concepção de que o homem recebia uma total influência do meio natural, sendo um ser passivo diante a natureza. Para Ratzel e seu seguidores o meio natural determinava as formas de ocupação do espaço, pois o homem era submisso ao meio ambiente, não tendo, portanto, condições de modificá-lo.
(08) Possibilismo Geográfico ou Escola Francesa ligada inicialmente aos nomes de Paul Vidal de La Blache e Camilo Valox que defenderam a concepção de que tanto o meio natural exercia influência no homem como este também poderia influir sobre o meio ambiente, transformando-o e adaptando-o às suas necessidades. O homem seria um elemento ativo na natureza, conforme sua capacidade desenvolvimento.
(16) Escola radical ou crítica, a geografia contribui para a formação da cidadania. O cidadão não é consumidor: é o indivíduo informado, capaz de articular conceitos, refletir sobre o contexto no qual vive e pode optar. Nessa corrente de pensamento ver a geografia como uma gramática do mundo.

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13. Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica?
(A) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos.
(B) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo.
(C) Os homens aprenderam a controlar o fogo.

(D) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.
(E) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.

14. São fatos ligados à Revolução Neolítica:
(A) Vida nômade e organização em tribos.
(B) terras pertencentes ao Estado e escravismo.
(C) domesticação de plantas e animais e sedentarização do homem.
(D) escravidão, impostos em trabalho e vassalagem,
(E) pintura em cavernas, vida nômade, caça e coleta de vegetais.

15. As pinturas rupestres no paleolítico, tinham um significado mágico por que:
(A) expressavam o culto aos deuses.
(B) expressavam os valores religiosos.
(C) expressavam deuses antropozoomórficos.
(D) possuíam um caráter expressionista.
(E) ao representar cenas de caça e animais, os homens primitivos desejavam sucesso na caça.

16. A Igreja integrou-se ao Sistema Feudal através dos mosteiros, cujas características se assemelhavam às dos domínios dos senhores feudais. Como tinha:
(A) o controle do destino espiritual, procurou combater a usura entre os integrantes do clero e entre os judeus, no que foi rigorosamente obedecida.
(B) o monopólio da cultura, tinha também o monopólio da interpretação da realidade social.
(C) grande influência na formação da mentalidade, insistia no ideal do preço justo, permitindo que na venda dos produtos se cobrasse a mais apenas o custo do transporte.
(D) o controle da realidade social, exigia que os cristãos distribuíssem os excedentes entre seus parentes mais próximos para auferir lucros.
(E) a fiscalização sobre a distribuição dos excedentes em épocas de calamidade, inibia a atuação dos comerciantes inescrupulosos, ameaçando-os com multas ou com a perda de suas propriedades.

17. As principais características do feudalismo eram:
(A) Sociedade de ordens, economia levemente industrial, unificação política e mentalidade impregnada pela religiosidade.
(B) Sociedade estamental, economia tipicamente artesanal, organização política descentralizada e mentalidade marcada pela ausência do cristianismo.
(C) Sociedade de ordens, economia terciária e competitiva, centralização política e mentalidade hedonista.
(D) Sociedade de ordens, economia agrária e auto-suficiente, fragmentação política e mentalidade fortemente influenciada pela religiosidade.
(E) Sociedade estamental, economia voltada para o mercado externo, fragmentação política e ausência de mentalidade religiosa.

18. Nessa questão queremos que o aluno enumere a coluna de acordo com os grandes pensadores em suas diferentes conquistas:
1. Ptolomeu - 2. Eratóstenes - 3. Aristarco - 4. Aristóteles - 5. Hiparcos
6. Filolaus - 7. Galileu e Galilei – 8. Johnnes Kepler – 9. Isaac Newton – 10. Alberto Einstein.
(  ) Grego (século III a. C) que mediu pela primeira vez o meridiano terrestre e a obliquidade da eclíptica. Aos 80 anos de idade, deixou-se morrer de fome.

(   ) Grego (século III a. C) que explicou as fases da Lua. Foi o primeiro a ter a idéia de que a Terra girava em torno de um eixo e em volta do Sol. Foi acusado de perturbar o descanso dos deuses.

(    ) Grego, em sua obra idealizou o Sistema Pirocêntrico. No qual afirmava que o centro da Terra era formada por uma bola de fogo.

(   ) Grego (século III a. C) que determinou a distância entre a Terra e a Lua. Elaborou catálogos de posição estrelares e descobriu a formação dos equinócios. Foi considerado o maior astrônomo da Antiguidade.

(  ) Grego defendeu a esfericidade da Terra. Tendo como base várias observações como a sombra da Terra na Lua, na ocasião dos eclipses.

(   ) Grego, em Almagesto, sua principal obra, defendeu a teoria de que a Terra era um corpo no centro do Universo em torno do qual gravitam os planetas. Seu livro foi considerado verdade absoluta até a Idade Média (Teoria Geocêntrica).

(   ) Alemão (1571-1630) que formulou as leis (Leis da Mecânica Celeste) que levam seu nome e permitiram a Newton chegar ao princípio da atração universal.

(   ) Italiano (1564-1642) que elaborou mapas da Lua e descobriu os quatro maiores satélites de Júpiter. Desenvolveu a luneta astronômica e o movimento de rotação. Foi condenado pela Inquisição e obrigado a negar suas descobertas.

(   ) Inglês (1642-1727) elaborou a teoria sobre a Gravitação Universal e as Leis Fundamentais da Mecânica Clássica. Seu ponto de partida foi um fato banal: uma maça caindo da árvore. É também autor das Leis da Decomposição da Luz.

(    ) Desenvolveu as primeiras teorias matemáticas do universo, utilizando a Teoria da Relatividade.